sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Portugal e Espanha - Je ne suis pas arabe!

Veja também o post "Portugal e Espanha - Criando raízes".

Já estamos a caminho de Madri, mas tivemos um momento de stress no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris.

Como o vôo chegou atrasado e a conexão para Madri era mais que imediata, não deu outra, perdemos, é claro. Nada que o vôo seguinte e um sanduiche grátis por conta da Air France não resolvessem.


O problema foi na hora de entrar para a porta de embarque, no momento do raios-X da bagagem de mão. O carinha viu meu semblante de terrorista do Hammas e iniciou o “procedimento” de praxe!

Ao contrário dos demais passageiros, tive que tirar o sapato, tirar o relógio, tirar a pochete e desmontar TODA a mochila com o equipamento fotográfico, além de colocar o laptop em uma bandeja separada, o que é padrão em todo canto. Já tinha passado para o outro lado e recolocado o celular na minha cintura, quando o guardinha me chama de volta para tirar mais um item da mochila.

Ao retornar ao aparelho detector de metais, é claro que o alarme soou, devido ao celular. Aí a coisa fedeu e o inglês deles desapareceu quase como por encanto.

Rispidamente começaram a fazer perguntas em francês, e eu dizendo que não sabia falar francês. Aí caí na besteira de dizer : “Je ne suis pas arabe! Je suis brésilienne!” (Não sou árabe! Sou brasileiro!). Desnecessário dizer que a coisa piorou. E o guarda perguntando, “O que você disse? O que você disse?!” Ainda repeti uma outra vez, mas voltei a dizer que não falava francês! (falar eu não falo, mas bem que entendo muita coisa)

A coisa estava tão ostensiva que um casal francês, tentou interceder dizendo: “você não está vendo que ele não fala francês?!” O guardinha com aquela delicadeza que é peculiar a esses seres, virou para o cara e disse: “Não estou falando com você!”. Mas aí eu acho que ele se tocou que estava passando dos limites com alguém absolutamente inofensivo e nos liberou, satisfeito com o belo show de “eficiência” que produziu.

Na saída lá estava o casal francês nos esperando. Nos abordou em inglês e pediu desculpas pela recepção dada a nós pelo governo francês. Complementou dizendo que coisas como essa os enchia de vergonha!


Fazer o quê! Já estou acostumado!!! O curioso é que esse tipo de situação de constrangimento NUNCA ocorreu nos Estados Unidos, só na Europa! Não foi a primeira vez que aconteceu e duvido que seja última!

Um comentário:

  1. Mas vc é abusado mesmo, hein! Je ne suis pas arabe!?!?
    KKKKKKKK ... Só vc mesmo!
    Beijos, Digo.

    ResponderExcluir