terça-feira, 25 de outubro de 2011

EUA: Velho Oeste – Monument Valley (out/2010)



Passado o Antelope Canyon, o próximo objetivo era o Monument Valley, um parque estadual explorado, pela nação Navajo.

Nação Navajo?!!! 

Exatamente!!! Nos EUA, algumas tribos possuem o direito de auto governar as suas terras. Têm suas próprias leis (desde que não interfiram nas leis federais e estaduais), seus governantes, gerenciam a sua economia e dão graças a Deus de não existir uma FUNAI por lá!!!

Como parque do Monument Valley fica dentro das terras da nação Navajo e é explorado como um dos insumos de sua economia. Os lucros são revertidos para toda a tribo, que chama o local de Tsé Bii' Ndzisgai, que significa Vale das Rochas.

Tudo “igualzinho” aos nossos índios, que são tratados como imbecis pela FUNAI.

Mas voltando ao Monument Valley, duvido que alguém nunca tenha visto ao menos uma foto do local. É de uma beleza tão agreste e inusitada que foi utilizada como cenário em inúmeros filmes.

Os mais velhos, que viveram o auge dos faroestes, vão se lembrar das imagens marcantes imortalizadas pelo premiado diretor John Ford, desde os idos de 1939. 


E foi tantas vezes usado como cenário, que lá existe, em sua homenagem, o John Ford Point.


Outros filmes? 2001 Uma Odisséia no Espaço, Easy Rider (Sem Destino), De Volta para o Futuro 3, Era uma vez no Oeste (de Sergio Leone), Thelma & Louise...

Tá legal, você é bem mais novo e ainda não cheira a naftalina? Em Forrest Gump tem uma cena clássica tendo o Monument Valley como fundo.



Não resisti tirar uma foto no mesmíssimo local, o marco de estrada Milha 13.


Em Missão Impossível 2, as cenas iniciais, onde o Tom Cruise está escalando uma montanha, foram feitas no East Mitten Rock do Monument Valley. Até mesmo no desenho animado Cars, da Pixar, aparece um tal de “Ornament” Valley.


A beleza do Monument Valley começa com o nascer do sol. Optei por deixar propositadamente a silhueta no meio da foto. Tentei ela no terço inferior e no terço superior. Para o meu gosto ficou melhor assim.


Como o nascer do sol é simplesmente desbundante tirei dezenas de fotos. Essa mostra o West Mitten, East Mitten e Merrick Butte, respectivamente da esquerda para a direita. Botei o sol aparecendo ligeiramente para tirar um pouco da mesmice da silhueta


A foto abaixo mostra o East Mitten no sol do amanhecer, emoldurado pelo tronco de um juniper. A tradução do Google deu zimbro, mas nunca ouvi falar nessa árvore aí no Brasil. Seja como for, é uma árvore muito comum por essas bandas. A torção do seu tronco dá uma beleza toda especial


Esse local é chamado de Window, por se ver a paisagem emoldurada pela Elephant Butte à direita e Cly Butte à direita. Ao fundo pode-se ver o Big Chief (formação pontuda) e o Stagecoach. À direita dá para ver um pedaço do East Mitten


Apesar de proibido subir nesses morros, resolvi desobedecer as regras e subi um bom pedaço do Cly Butte para tirar essa foto de todo o vale. Acho que valeu!!




2 comentários:

  1. Comentário de Rodrigo Moreira em 14/10/2010:

    Pai,

    Incrível! Que lugares bonitos!

    As fotos estão tecnicamente muito boas! Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Poliana Perfeito em 14/10/2010:

    Oi Edu,

    Show!!!! As fotos ficaram incríveis!

    Acho que você soube mostrar o Valley de forma artística. Como uma verdadeira pintura.

    Parabéns!!!! Estou maravilhada!

    Bjs,
    Poli.

    ResponderExcluir