segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Paris - Cadeados da paixão!


Veja também os demais posts da série “Paris”: “Je ne suis pas arabe!”, “...porque não somos de ferro!!!” e “O golpe do anel!”. 


No nosso terceiro e último dia em Paris, começamos nosso passeio pela Pont de l'Archevêché. Essa ponte fica sobre o Sena, um pouco atrás da catedral de Notre Dame. O pitoresco está na sua “decoração”: cadeados com o nome dos casais.


"Decoração" da Pont de L'Archevêché, perto de Notre-Dame

Não conhecia essa tradição, que nos pegou de surpresa no dia anterior. Na verdade, nem sei como foi que surgiu essa mania de prender cadeados à Pont de L’Archevêché, em Paris. São milhares e é algo que realmente mexe com a gente! Os casais apaixonados, casados ou não, hetero ou não, identificam seus cadeados e os prendem às grades da ponte. Para completar a “cerimônia”, jogam as chaves no Rio Sena, como se fosse uma simpatia para que continuem juntos. Confesso que não sei se funciona.

O que sei é que eu e a Mary não íamos perder essa oportunidade de renovar os laços que nos unem: compramos um cadeado, escrevemos nosso nome nele e fizemos uma pequena cerimônia, com direito à fotografia.

Cerimônia de colocação do cadeado

Como Paris é uma cidade pra lá de romântica, quando for com o seu amor passear por lá, não se esqueça de levar um cadeado para prender sua paixão na grade dessa ponte!

Nosso cadeado

E se você passar por lá, pode conferir: nosso cadeado está no final do 11º painel a contar do início da ponte, do lado do Quartier Latin.

Crianças brincando

Próxima parada, Montmartre! 

Catedral de Sacre-Coeur, em Montmartre

Visitamos a catedral de Sacre-Coeur e curtimos um pouco do astral da Place du Tertre (também conhecida como a praça dos artistas).

Place du Tertre
Artista pintando
Fomos descendo devagarzinho, desfrutando a Paris do dia-a-dia, que, muitas vezes, passa despercebida para os milhões de turistas.
 


Qual não foi a nossa surpresa quando nos deparamos com um fantástico mercado de antiguidades. Esse é um mercado tradicional que ocorre todos os sábados e domingos em Paris. Acontece que cada fim de semana ele é montado em um local diferente de Paris. Foi a mais pura sorte estarmos no lugar certo na hora certa!


Se você vai passar um fim de semana em Paris e curte antiguidades, esse é um passeio imperdível. Cheque a programação dessa feira no www.spam.fr

Terminamos o dia nos Jardins du Luxembourg, mortos de cansaço e loucos para pegar o vôo de volta e chegar em casa.



Um comentário:

  1. Olá, Edu e Mary,j'aime Paris. Tem tanto lugar lindo, basta vc sair na rua que vê beleza por todo lado. Bom ter notícias suas. Viajar é a melhor terapia... Feliz 2012! Bjs Angela Oliveira

    ResponderExcluir