quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Portugal e Espanha – As dez mais!


Veja também os demais posts da série “Portugal e Espanha”: "Tá quente pra dedéu!", “Jogo de alto risco", “Nem tudo sai como o previsto", "Salamanca e Segóvia", “Pelos campos de Castilla e León", "Portas, portas e mais portas I", “Eskerrik asko", “Pela Costa Verde", "Voltarei, como peregrino!", “Foi daqui que saímos!", “A lenda do galo de Barcelos", "Considerações ibéricas", “Vale tanto quanto uma tripa!", “Tromba rija!", "Mais parece novela da Globo!", “Sintra", “Lisboa", “Um magnata à moda antiga", “Chantagem a bordo!", Uma cidade encantadora!”, “O mantra islâmico”, “Que porra é essa?!”, “Recuerdos de La Alhambra”, “Um outro mundo!”, “Pelos caminhos do Quixote!”, "Toledo x ‘Tô Lerdo’!!",  "De volta a Madri" e “Portas, portas e mais portas II”.



Pra quem está pensando em fazer uma viagem semelhante à nossa, vou colocar aqui o que EU considero como as “dez mais” entre as atrações visitadas por nós, nessa viagem a Portugal e Espanha. Eu fiz uma lista e a Mary fez a dela (a classificação dela está colocada entre parênteses na lista abaixo)... e não houve muita diferença entre as duas avaliações. 

Vimos MUITA coisa bonita, a ponto de nos dar cansaço mental, mas essas dez são imperdíveis!

O curioso é que Portugal apenas tem um único local em ambas as listas. Não que as coisas não sejam bonitas em Portugal. Até são! Mas na hora de se comparar com os pontos turísticos da Espanha, Portugal leva de goleada: 9x1. Ou seja: vá para a Espanha se quiser o melhor custo benefício por tempo e euro investido na sua viagem!!!

1)        (2) CIUDAD DE LAS ARTES Y DE LAS CIENCIAS em Valência: é um passeio simplesmente desbundante, diferente de tudo o que você já viu na vida. Arquitetura inusitada e atrações que vão tomar todo o seu dia. Se tiver menos de um dia disponível, tenha certeza de que você vai ficar frustrado!

CIUDAD DE LAS ARTES Y DE LAS CIENCIAS

2)        (1) LA ALHAMBRA e GENERALIFE em Granada: é um passeio imperdível! Rode por Granada pela manhã e reserve a parte da tarde para La Alhambra. Os palácios dos reis nazaríes são o ponto alto da visita, O Generalife é igualmente belíssimo, mas bem menos imponente. O restante do passeio vai ficar na categoria do belo mas não inusitado!

LA ALHAMBRA

3)        (3) LOS ALCÁZARES REALES em Sevilha: Los Alcázares só não são mais belos que La Alhambra. É um palácio mourisco de beleza indescritível!

LOS ALCÁZARES REALES

4)        (4) CATEDRAL DE SEVILHA: terceiro maior templo cristão do mundo, a Catedral de Sevilha é de uma riqueza acachapante, chegando até mesmo a “agredir” a preconizada humildade cristã. Não deixe de fazer o passeio até o alto da Giralda, a torre de sinos da catedral. Mas não se esqueça de visitar as demais atrações da belíssima Sevilha, principalmente a Plaza de España.

CATEDRAL DE SEVILHA

5)        (7) MESQUITA de Córdoba: você não vai deixar de visitar aquela que foi a segunda maior mesquita do mundo, somente sendo superada pela mesquita de Suleiman, em Istambul, construída muito depois. Não se esqueça de que se você entrar até as nove horas, o ingresso é grátis. Depois da mesquita, aproveite para visitar as demais atrações de Córdoba.

MESQUITA

6)        (6) PLAZA DEL OBRADOIRO e CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA: você só não vai se emocionar com toda a energia emanada dessa catedral e da Plaza del Obradoiro se for MUITO insensível. A catedral barroca é de uma beleza simples sem ostentação, compatível com o sacrifício feito pelos peregrinos. Não perca a missa do meio dia.

CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

7)        (8) MUSEU GUGGENHEIM em Bilbao: mesmo que você não curta arte moderna e resolva não visitar o interior do museu, a sua arquitetura e as esculturas que estão expostas no seu exterior, já fazem a sua festa. Visite também o Alhóndiga com suas inusitadas colunas!!

MUSEU GUGGENHEIM

8)        (5) PLAZA DE ESPAÑA em Sevilha: como você já vai estar em Sevilha por conta dos itens 3 e 4 acima, nada melhor que também curtir a Plaza de España. É um grande espaço aberto monumental, rodeado por um edifício semicircular no estilo regionalista e um canal por onde se pode passear de barco. Decorado com tijolos, mármore e cerâmica, dando um toque de renascença e barroco, pode ser considerada como uma das obras mais espetaculares que visitamos na Espanha.

PLAZA DE ESPAÑA

9)        (9) CATEDRAL DE SALAMANCA: Belíssima e enooooorme!!! Preste atenção na decoração barroca do teto. Pegue um binóculo e veja os anjinhos “escondidos” na decoração! Sua vista precisa estar muito boa para conseguir vê-los!! Aproveite e curta a noite na Plaza Mayor.

CATEDRAL DE SALAMANCA

10)      (10) BOM JESUS DO MONTE em Braga: única atração de Portugal nessa lista, é uma igreja barroca que vale pelas suas escadarias, repletas de estátuas e fontes. Imperdível! A igreja propriamente dita não é lá nenhuma Brastemp.

BOM JESUS DO MONTE


E pra quem quer mais dez atrações, aí vão elas:

11)      (11) Toledo
12)      (14) Aqueduto de Segóvia
13)      (12) Museu do Prado em Madri
14)      (13) Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa
15)      (17) Muralhas de Ávila
16)      (19) Óbidos
17)      (15) Mosteiro da Batalha
18)      (16) Valle de los Caydos
19)      Plaza Mayor em Salamanca
20)      Puente Nuevo em Ronda

Até aqui, nessa segunda lista, a Espanha ganha 7x3 de Portugal. Com todo o respeito aos nossos patrícios, ARRIBA ESPAÑA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário