quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Istambul - Entre o moderno e o antigo

Muitas das minhas viagens internacionais foram feitas quando eram possíveis e não por uma escolha minha e da Mary. A nossa viagem à Turquia e Grécia em 2002 é um desses exemplos. Como delegado brasileiro à Conferencia Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC-02), realizada em Istambul, aproveitei para tirar umas merecidas férias depois de meses de pura ralação.

Istambul é uma cidade encantadora e cheia de contrastes! Certamente uma das viagens mais incríveis que já fiz! 
Istambul fica aqui!
Capital do antigo Império Romano, Constantinopla cobriu-se de riquezas por ser o centro de convergência de todas as rotas que uniam Europa e Ásia. Por diversos séculos foi um dos bastiões do cristianismo até ser conquistada pelos otomanos.

A partir de então, e até o fim da Primeira Guerra Mundial, foi a capital do poderoso Império Otomano. As marcas históricas estão presentes por toda parte: as muralhas da antiga cidade, as mesquitas muçulmanas, as ruínas romanas, os ricos palácios... tudo nos remete a um passado repleto de glória e de história.

A decadência do Império Otomano e sua derrota na Primeira Guerra Mundial foram molas mestras para o aparecimento da figura de Gamal Ataturk, líder da reconstrução turca, até hoje idolatrado por seu povo.
Gamal Ataturk, pai da Turquia moderna
Hoje, a Turquia vive numa encruzilhada política e econômica.

Do lado europeu, a Istambul histórica. Do lado asiático, a Istambul moderna, locomotiva econômica do resto da Turquia. Separando esses dois mundos, o Estreito de Bósforo, uma das mais movimentadas rotas marinhas do mundo, onde enormes cargueiros cruzam a todo instante.
Região do palácio Topkapi, com o Bósforo por detrás
País emergente e de predominância muçulmana, a Turquia precisa da União Européia para dar um passo adiante no seu crescimento como nação.
As tradicionais burcas muçulmanas
Por outro lado, o crescimento da participação política dos fundamentalistas muçulmanos radicais, assim como a pobreza da maior parte da população, ameaçam a sua entrada na Comunidade Européia, que é vista com sérias restrições, principalmente pelos seus vizinhos gregos, inimigos históricos.
Ponte do Galata e a parte antiga de Istambul
É esse cadinho, onde se misturam modernidade e tradições milenares, a tolerância religiosa e o fervor radical muçulmano, a Turquia fortemente europeizada e a Turquia das burcas negras, que faz de Istambul uma visita imperdível que dificilmente você irá esquecer.
O moderno convive com o que há de mais antigo e conservador
Até hoje fecho os olhos e me lembro do som que vinha dos minaretes das mesquitas ao por de sol, convidando os fiéis para a oração a Alá.
A belíssima Mesquita Azul ao por do sol
Compras? Se você ou sua esposa têm a mão frouxa e gostam de gastar, nem pensem em passar pelo Gran Bazaar... o rombo financeiro certamente será igualmente inesquecível!

Ah, e esteja preparado para conhecer uma gastronomia simplesmente maravilhosa!

Um comentário:

  1. Edu, gostei muito de sua explanação sobre essa histórica região.

    ResponderExcluir