terça-feira, 25 de dezembro de 2012

México: Cañón del Sumidero


Imagine um cânion estreito, onde as paredes verticais podem chegar a mais de 1000m de altura. Acrescente a possibilidade de um belíssimo passeio de barco onde você verá não apenas a beleza da geologia do cânion, mas também animais como jacarés, iguanas, pelicanos e garças. Junte a tudo isso a maior hidroelétrica do país e o fato de ali ser o local de um massacre inscrito nos livros de história mexicana.
Entrada do Cañón del Sumidero
Pois esse lugar de beleza indescritível existe, se chama Cañón del Sumidero e fica no estado mexicano de Chiapas.

A história do lugar começa em 1527, durante a conquista do México. A expedição espanhola obrigou os indígenas chiapanecos a pagar impostos. Por se recusarem, foram atacados e, fugindo dos espanhóis, preferiram saltar dos penhascos a serem presos.

Em 1527 houve um massacre de índígenas chiapanecos

Apesar de sua beleza, o turismo na região era muito limitado até os anos 70, uma vez que o Rio Grijalva se transformava em corredeiras ao passar pelo cânion, impedindo a navegação.

Com a construção da represa de Chicoasén, a maior do México, as corredeiras foram submersas e o trecho do cânion se tornou navegável, incrementando o turismo! A usina de Chicoasén pode até ser pequena para os padrões brasileiros, mas é uma das mais altas hidroelétricas do mundo e sua construção marcou a engenharia mexicana.
Gerador em manutenção, na Usina Hidroelétrica de Chicoasén
Com todo o problema gerado pelos ataques dos guerrilheiros zapatistas na década de 90, impressiona o aparato de segurança. Ainda é forte a presença do exército na região, algo bem estranho para nós brasileiros. Mas como tínhamos os contatos certos, conseguimos entrar na usina e visitar os geradores e a casa de máquinas da hidroelétrica.
As paredes do cânion têm mais de 1000m de altura
O dia seguinte nosso passeio foi pelo cânion! Pegamos um barco em Chiapa de Corzo e percorremos os 13km do cânion. Algo indescritível! Verdadeiramente IMPRESSIONANTE!!!
A Árvore de Natal, linda formação rochosa
De todas as coisas que vimos, duas me impressionaram. A primeira, obviamente, são as altas paredes rochosas de mais de 1000m que ladeiam o rio Grijalva. A segunda é uma formação rochosa chamada de cachoeira “Árvore de Natal”.
Árvore de Natal vista de baixo
A beleza dessa cachoeira é simplesmente incrível!
 Os guias também mostram os animais da região: jacarés, iguanas, pelicanos, garças, macacos, águias... Somente olhos muito treinados para descobrir esses animais no meio da mata!
O "cocodrilo"
Iguana laranja
Não menos impressionante é ver o cânion por cima, de um dos cinco mirantes. Os mais belos são o La Coyota e o Atalaia. A visão do Atalaia é simplesmente de tirar o fôlego!

Em 1980 toda a região foi transformada em parque nacional e, obviamente, a entrada é paga, seja para os mirantes como no passeio de barco. E aí vai uma dica: se quiser economizar, faça o passeio de barco e a ida aos mirantes no mesmo dia. Se fizer em dias diferentes, como no nosso caso, vai ter que “morrer” em duas entradas.
A visão do mirador Atalaia
Seja como for, é um passeio imperdível. Um local indicado como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza! Vale a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário