segunda-feira, 18 de março de 2013

EUA - Velho Oeste: Arches



Veja também os demais posts da série “EUA: Velho Oeste”: “Tratados como bandidos!”, “Grand Canyon”, “Antelope Canyon”, "Monument Valley", “Dah-he-tih-hi”, “MesaVerde” e “Cadê minha carteira de motorista?!!


O Parque Nacional de Arches é algo incrível e tem a maior concentração de arcos naturais do mundo. 
O Oeste americano e o Parque Nacional de Arches
Toda a região foi, há milhões de anos atrás o fundo de um vasto oceano. Por isso, as rochas são de arenito, uma areia super comprimida, mas se é dura para nós, é muito porosa e sujeita à erosão da água e do vento. E a cor é o mesmo rosa de Antelope Canyon.
Localização de Arches
O grande problema é que os arcos, com raras (e pouco honrosas) exceções, estão a uma boa distância da estrada principal do parque. E todos os arcos mais bonitos precisam de uma BOA caminhada.
O mapa do parque
A começar do primeiro que visitamos, logo no primeiro dia, depois de uma longa e cansativa viagem desde o parque Mesa Verde.

Pela informação que eu tinha o Delicate Arch, considerado o mais bonito de todos e símbolo de estado de Utah, ficava a menos de uma milha de distância em trilha de dificuldade média.
Delicate Arch, símbolo do estado de Utah


Já que todo fotógrafo que pesquisei recomendava que ele fosse fotografado ao por de sol, lá fui eu para aproveitar os poucos minutos disponíveis que o dia ainda tinha.

E toca a caminhar, e a subir em pedra, e a subir morro, e ver o tempo passando...
Balanced Rock ao amanhecer
Gente, com o perdão da má palavra, PUTAQUISPARIU!!! O danado do Delicate Arch ficava mais de uma milha e meia (mais ou menos dois quilômetros e meio) morro acima, numa das trilhas mais extenuantes do parque.

Cheguei lá uns quinze minutos antes do por do sol, depois de quase uma hora de caminhada, cuspindo o pulmão e o coração boca pra fora, e xingando o FEADAPUTA que disse que era perto e que a trilha era fácil!!!
Turret Arch visto através do North Window
Levei uns cinco minutos para sair do coma em que estava e conseguir tirar a primeira foto. Mas, cá para nós, valeu a pena!!!

No dia seguinte começamos com a Balanced Rock e logo fomos para as “Windows”, que são formações incríveis. Na foto abaixo, da North Window Arch com a silhueta da Mary, dá para perceber quão grande é esse arco.

Mary e o North Window

A foto abaixo é a North Window visto do outro lado da foto anterior, a partir de uma trilha chamada Primitive Trail, que contorna o North e o South Window. Tem cerca de duas milhas mas pelo menos essa é tranquila de caminhar. Dê uma olhada o tamanho da pessoa em relação ao arco.
North Window visto da Primitive Trail
O South Window é um arco enorme. Na foto abaixo optei por fotografar por baixo e em diagonal, para dar um movimento diferente. 
South Window
O Landscape Arch é considerado o arco natural mais longo do mundo,  com mais de 88 metros de extensão. É um arco impressionante! Para mim, tirando o Delicate Arch, é o arco mais bonito do parque e vale a milha e meia de caminhada.
Landscape Arch, o maior arco natural do mundo!
É óbvio que eu tinha que deixar para o final mais uma mais uma foto do Delicate Arch!!! É esse fantástico arco! Tirei mais de 80 fotos dele e tive que jogar fora uma boa quantidade. Tem muito foto boa, mas selecionei essa que considero especial, concorda?!!!
Luar no Delicate Arch
Agora me diga: valeu ou não valeu o sacrifício da ida e ainda voltar todo aquele percurso num baita breu da noite?!


2 comentários:

  1. Comentário de Luciana Avanci em 19/10/2010:

    Que lugar maravilhoso!!! As fotos continuam sensacionais, em especial as fotos da North Window com a Mary e a do Delicate Arch com a lua! Ameeeeei essa foto! ;)

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Marilu Rosado em 20/10/2010:

    Edu de Deus! Que fotos foram essas que você tirou em sua viagem!

    Amei demais!!!! Fiquei impressionada com as imagens que você capturou! Maneirissimas!!!

    Esta Delicate Arch está um "desbunde"! Capturou da National Geografic? kkkkk

    Fala sério!!! Parabéns!

    Bjao. Marilu.

    ResponderExcluir