quinta-feira, 21 de março de 2013

Na estrada – Controle de velocidade



Veja também o outro post da série “Na estrada”: “Sinais de Trânsito

Tá legal, eu confesso!

Confesso que, com certa frequência, ando numa velocidade superior ao limite via, para voltar a ser um “menino comportado” na hora que aparece um radar de trânsito. O grande problema é que vira e mexe eu dou uma bobeada, me esqueço do danado do radar e tomo uma multa no lombo... para desespero da Mary!

É claro que isso não serve de consolo nem de justificativa, mas uma boa parcela dos motoristas faz exatamente o mesmo.
Avisar onde está o radar não ajuda a baixar a velocidade!
Mas uma coisa é você estar a 70km/h numa via de 60km/h como o Eixo Monumental de Brasília, que tem 6 largas pistas, e outra é estar a 110km/h nessa mesmíssima via. É mais ou menos o que faz um conhecido meu!

Pior que isso, ele dirige na estrada como se estivesse sozinho e em ritmo de Fórmula 1. Só para dar uma breve noção da insanidade, ele se gaba de ter feito Brasília/Rio, de carro, em apenas 9 horas e meia, nos tempos que ainda não existiam radares de velocidade. Bem, como a distância entre as duas cidades é de cerca de 1200km, isso dá uma MÉDIA de mais de 125km/h... obviamente aí incluídas as necessárias paradas para reabastecimento. Insano, realmente insano, uma vez que nossas estradas não são nenhuma Autobahn alemã.
Autobahn alemã
Pois esse amigo resolveu repetir esse comportamento em recente viagem à Itália, pátria mãe de seus antepassados, adicionando aí o nosso tradicional “senta a bota no acelerador e diminui quando aparece um radar”! Espertinho ele, não?!

Qual não foi a sua surpresa, de volta ao Brasil, ao checar o extrato do seu cartão de crédito! Lá estavam algumas centenas de Euros em multas por excesso de velocidade.
Mapa das rodovias italianas con controle de MÉDIA DE VELOCIDADE!
Como era de se esperar, ele não viu vários dos radares e passou por eles bem acima da velocidade limite.

Mas a maior surpresa não estava aí. Lembra-se do brasileiríssimo comportamento de “senta a bota no acelerador e diminui quando aparece um radar”?! Pois bem, como esse comportamento não é típico apenas de brasileiro, a Itália resolveu dar um basta e implementou o CONTROLE DE VELOCIDADE MÉDIA!!!
Radar de controle de velocidade média!
Você passa e o radar registra não apenas a sua velocidade instantânea, mas identifica o carro e o horário daquele registro. Mais adiante, no próximo radar, a mesmíssima coisa é feita e os dados enviados para um computador central... que calcula a velocidade MÉDIA feita pelo carro naquele trecho. E se ela ultrapassar a velocidade máxima permitida para a via, multa no lombo do motorista!

Foi a única forma de diminuir, sensivelmente, os acidentes provocados pelo excesso de velocidade.
Não bobeie com a velocidade nas estradas italianas!
Que essa tecnologia desembarque no Brasil! E que desembarque o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!!

Se você é dos que gosta de pisar fundo, leia o que diz um especialista sobre o assunto no seguinte link http://atualidadesdodireito.com.br/iab/. O que não falta é artigo sobre a grande tragédia do trânsito brasileiro.

Pra finalizar, convido você a ver o clip da propaganda irlandesa contra o excesso de velocidade. Se chama “The Faster the Speed, the Bigger the Mess” (Quanto maior a velocidade, maior o estrago!). Realmente vale a pena ver, para refletirmos sobre o assunto.

Chocante, concorda?!

Um comentário:

  1. Postado por Alberto Moreira em 22/3/2013:

    Caro Edu,

    Muito boa a sua postagem, principalmente para mim que retorno à Itália agora em junho e certamente irei alugar um carro.

    Vou alertar à minha copiloto Bella para que ao seguir o Guia Michelin no seu tablet fique agora atenta à velocidade média, pois como você sabe ela faz parte do seu rol de pessoas hiperativas e como tal acredita que pode contar comigo como piloto de endurance para otimizar as nossas viagens, aí você já viu né?

    Não precisa divulgar, mas já que você gosta de “causos”: Lá estava eu logo após desembarcar no Aeroporto de Catânia na Sicilia indo rumo à Taormina, em plena noite, cansado, depois de voar direto de Brasília/Liboa/Roma/Catânia, quando uma Ferrari Itália ultrapassou o meu humilde Fiat 500, que já estava a 120Km/h na via cuja velocidade máxima era de 100Km/h. E ela me pergunta: por que você está dirigindo tão devagar?

    Viajar é muito bom!

    Abraços, Alberto.

    ResponderExcluir